Palestra sobre Leishmaniose abre edição do FICMED 2018


O II Fórum de Iniciação Científica e Medicina (FICMED) já começou. Dezenas de congressistas prestigiaram a cerimônia de abertura do evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira (6), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, no Campus Avançado do Bom Jesus. 

Após a composição da mesa, foi ministrada uma palestra com o título "Situação Atual das Leishmanioses no Estado do Maranhão", conduzida pelo Dr. Jackson Maurício Costa, que é referência de conhecimentos sobre este tema no Maranhão. Jackson é médico graduado pela UFMA, doutor em Doenças Infeciosas e Parasitárias (Unifesp), com experiência médica com doenças tropicais e em trabalhos de campo em áreas endêmicas. Ele também é consultor em doenças infecciosas na Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Em seguida, os congressistas participaram de um coquetel de abertura e sessão de fotos. Nesta quinta-feira (7), pela manhã, haverá a segunda parte da apresentação de trabalhos científicos aprovados no evento. Não perca essa chance de compartilhar conhecimentos e trocar ideias com estudantes de cursos da área da saúde.
.















Tira-dúvidas sobre o FICMED

SOMENTE ESTUDANTES DE MEDICINA PODEM PARTICIPAR DO FICMED?
Não. O evento é destinado a qualquer estudante da área da saúde e, também, a profissionais da área e pesquisadores.
AS INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS SOMENTE PELO SITE?
Não. Os interessados podem se inscrever presencialmente, mas apenas no primeiro dia de evento.
COMO FUNCIONA A ESCOLHA DOS MINICURSOS OFERTADOS NO EVENTO?
No ato da inscrição, o participante deve optar pelo minicurso que lhe interessar. Lembrando que as vagas são limitadas e não há custo adicional. Confira a lista de minicursos aqui
TODOS OS TRABALHOS CIENTÍFICOS SUBMETIDOS NO FICMED DEVEM TER ORIENTADOR?
Sim. Todo o trabalho a ser submetido deve ser orientado por docente regularmente ativo em alguma instituição de ensino superior.
CADA TRABALHO PODE TER ATÉ QUANTOS AUTORES/CO-AUTORES?
Qualquer trabalho a ser submetido no FICMED deve possuir, no máximo, cinco pessoas (considerando autor, co-autores e orientador).
O ORIENTADOR DO TRABALHO PRECISA SE INSCREVER NO EVENTO?
Não. Apenas o autor do trabalho deve obrigatoriamente estar inscrito no evento antes de realizar a submissão.
TANTO O AUTOR COMO OS CO-AUTORES DO TRABALHO DEVEM OBRIGATORIAMENTE ESTAR INSCRITOS NO FICMED?
Não. Apenas o autor deve estar inscrito no momento da submissão. Aos demais, é facultativo.